Concerto
80 min
Apresentação:
Bachiana Filarmônica SESI-SP
Data:
20 de Novembro
Horário:
20h00
Classificação:
Livre, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Valor dos ingressos:
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João Carlos Martins
Apresentação:
Data:
Horário:
Classificação:
Valor dos ingressos:
O tenor Jean William abre o concerto “a cappella”, com um Canto Gregoriano, também chamado de cantochão, gênero de música vocal monofônica, não acompanhada, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana do século VI. Michael Praetorius - um dos compositores alemães mais versáteis de sua época com sua obra baseada nos hinos protestantes - e sua dança renascentista Bransle de la Torche, seguido por Johann Sebastian Bach em Jesus, alegria dos homens, décimo e último movimento da cantata Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e Boca e Ações e Vida, em tradução livre), de 1716, dão sequência a este concerto especial.
A primeira participação da soprano Karen Stephanie acontece na oração celebrada no mundo todo: Ave Maria, que o compositor romântico francês Charles publicou em 1853 com o nome de Méditation sur le Premier Prélude de Piano de S. Bach, uma versão ligeiramente alterada do Prelúdio No.1 em Dó Maior, do compositor alemão Johann Sebastian Bach, de 1722. A orquestra interpreta, na sequência, peças mais populares da suíte O Quebra-Nozes, composta por Piotr Illitch Tchaikovsky para balé e o maior hit do compositor, a Valsa das Flores, Fada Açucarada e a Dança Russa.
Uma das mais populares canções do mundo ganha a interpretação do tenor Jean William: Amazing Grace. Eternizada na Broadway centenas de anos depois, retrata a história de John Newton, seu compositor, ex-rebelde e ex-traficante de escravos, que passou por situações difíceis até se tornar o pastor anglicano responsável pela composição de lindos hinos.
Karen Stephanie volta ao palco para Hallelujah, de Leonard Cohen. Incluída em programas de televisão e trilhas sonoras de filmes como Shrek, a obra originalmente composta em compasso 12/8 e em dó maior, traz em sua progressão harmônica na primeira estrofe de sua letra uma referência metamusical: goes like this, the fourth, the fifth, the minor fall, and the major liftI (segue com dó, fá, sol, lá menor e fá).
Temas populares de Natal dão continuidade ao programa, começando com Happy Xmas (War is Over), ou apenas So This is Xmas, canção de John Lennon lançada em 1971 como single do grupo Plastic Ono Band e que, originalmente uma canção de protesto sobre a Guerra no Vietnam, tornou-se um popular tema de Natal, em verão instrumental. White Christmas, canção de Irving Berlin que lembra um cenário natalino e que, segundo o Guinness Book, tem na versão cantada por Bing Crosby o single mais vendido de todos os tempos, com 50 milhões de cópias em todo o mundo e o primeiro lugar nas paradas dos EUA por 11 semanas. Finalmente, a música composta pela dupla Joe Carleton Beal e Jim Boothe na primeira metade da década de 1950, Jingle Bell Rock, que teve mais de 40 versões produzidas, como a primeira e mais famosa do cantor Bobby Helms, gravada em 1957, além de Billy Idol, Laura Pausini e a do elenco da série Glee, entre muitas outras.
Encerrando uma versão instrumental de Noite Feliz, um poema do padre Joseph Mohr musicado por Franz Gruber, no Natal de 1816 que, traduzida para mais de 300 idiomas, em 2011 foi incluída na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e, com João Carlos Martins ao piano, Em Algum Lugar do Passado, música de John Barry, compositor oficial dos filmes da franquia 007, para o filme de 1980, com direção de Jeannot Szwarc e estrelado por Christopher Reeve, Jane Seymour e Christopher Plummer.