João Carlos Martins

A Magia do Natal

Concerto

90 min

Apresentação:

Bachiana Filarmônica SESI-SP

Data:

16 de dezembro

Horário:

às 21h00

Classificação:

Livre, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Valor dos ingressos:

R$19,80 a R$100,00

Comprar Ingresso

A música do Natal através dos tempos: o som da alegria com e sem palavras

O Concerto

Concerto

O tenor Jean William abre a noite com um exemplo de canto gregoriano “a cappella”, ou seja, sem nenhum acompanhamento instrumental. Em seguida, um Salmo do século 9 mostra mais um exemplo de gregoriano. Pela primeira vez a música deixava de ser exclusivamente oral e ganhava seu primeiro sistema de notação gráfica, os “neumas” - iniciava-se ali a caminhada da música ocidental escrita.
Na sequência, e já no barroco, basicamente entre os séculos 17 e 18, a música criada para as festividades natalinas, não só vocal, mas também instrumental, floresceu é até hoje muito conhecida e amada. É o caso das duas árias do mais célebre oratório de Natal, “O Messias”, de Georg Friedrich Haendel (1685-1759). Em seguida, preste atenção na “Ave Maria”, uma das melodias mais conhecidas de Franz Schubert (1797-1828).

A orquestra interpreta, na sequência, três das peças mais populares da suíte “O Quebra-Nozes”, composta por Piotr Illitch Tchaikovsky (1840-1893) para balé: A Fada do Açúcar, o maior hit do compositor, Valsa das Flores.
E, como o Natal é acima de tudo uma festa de confraternização, você pode – e deve – cantar junto com a orquestra os grandes clássicos natalinos, como “White Christmas” e “Jingle Bells”, entre outros. Não poderia faltar, naturalmente, “Noite Feliz”, a melodia mais identificada com a data desde o Natal de 1816 na Igreja de São Nicolau, na pequena vila austríaca de Oberndorf: o padre Joseph Mohr encontrou em Franz Gruber (1787-1863).