Concerto
60 min
Participação especial:
Alexandre Nero
Data/Temporada:
20 de agosto
Horários:
20hrs
Classificação:
Livre, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Valor dos ingressos:
Os termos foram encontrados nas seguintes páginas:
Orquestra Sinfônica Juvenil
Participação especial:
Data/Temporada:
Horários:
Classificação:
Valor dos ingressos:
Depois de emocionar o público carioca, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga — formada exclusivamente por jovens instrumentistas com idades entre 13 e 21 anos — desembarca em São Paulo para o concerto “Explode Coração”, em uma grande homenagem à obra de Gonzaguinha, no Teatro Santander. Com participação especial do ator e cantor Alexandre Nero e regência da maestra Vilane Trindade, o espetáculo une o talento das jovens instrumentistas ao carisma e à força interpretativa de Nero como cantor, em um comovente encontro entre gerações, vozes e linguagens. A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, assim como o concerto, conta com o patrocínio da Petrogal Brasil, Joint Venture Galp/Sinopec e da Zurich Santander, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Filho do rei do baião Luiz Gonzaga, Gonzaguinha faria 80 anos em 2025. Ele se destacou como uma das vozes mais marcantes da canção brasileira. Com uma carreira marcada por composições de forte conteúdo social, político e afetivo, suas músicas embalam gerações com letras sobre amor, resistência, inconformismo e esperança. Obras como “O que é, o que é”, “Explode Coração”, “Grito de Alerta” e “Sangrando” tornaram-se hinos de um Brasil que busca justiça, liberdade e afeto em meio às contradições sociais.
Reconhecido nacionalmente por sua versatilidade como ator e músico, Alexandre Nero se une à orquestra para cantar algumas das canções mais emblemáticas de Gonzaguinha. Com sua forte presença cênica e vocal, o artista amplia a potência dramática do espetáculo.
O concerto trará um repertório inteiramente dedicado à obra de Gonzaguinha, em arranjos sinfônicos que prometem emocionar o público. A seleção das obras valoriza tanto o lirismo quanto a força combativa das canções do artista, revelando a atualidade de sua obra sob a perspectiva de uma juventude feminina engajada e talentosa. A direção musical propõe uma leitura sensível e vigorosa das composições, numa noite em que a música popular se encontra com a música de concerto para emocionar o público.